O que significa jardinagem amiga do ambiente?
A jardinagem amiga do ambiente envolve o uso de práticas de jardinagem natural para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Vamos primeiro entender o problema dos gases de efeito estufa. Enquanto cerca de 66% dos gases de efeito estufa são atribuídos aos combustíveis fósseis e à produção de cimento, o restante é causado pelo uso humano da terra. Os gases de efeito estufa são compostos de dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e carbono negro.

Como o jardineiro amigo do ambiente pode reduzir os gases de efeito estufa?

Dióxido de carbono

A liberação excessiva de dióxido de carbono na atmosfera ocorrem quando os jardineiros não consideram os “habitats” que destroem ou quando cultivam o solo de forma não natural, utilizando fertilizantes à base de combustíveis e pesticidas químicos. Aqui estão algumas maneiras de reduzir essa emissão:

    Evite a turfa:  Pare de usar turfa ou qualquer composto que contenha turfa, pois isso é prejudicial ao meio ambiente.

    Fontes renováveis:  Opte por fontes renováveis de materiais de construção, como o bambu.

    Cubra o solo: Não deixe o seu solo nu entre os cultivos; use uma planta de cobertura que adicione os nutrientes certos ao seu solo.

    Use energia sustentável:  Evite o uso de combustíveis fósseis e, em vez disso, opte por ferramentas de jardinagem movidas a energia humana ou elétrica.

    Captação de água da chuva:  Em vez de regar o seu jardim com água da torneira, utilize a captação de água da chuva.

Metano

Embora o metano seja mais preocupante para os criadores de animais do que para os jardineiros, a produção de metano pode ser reduzida consideravelmente:

— Mantenha o solo arejado.
— Vire e mantenha húmidas as pilhas de compostagem.
— Elimine ervas daninhas adequadamente:  Isso pode ser feito através da escavação manual ou deixando a competição natural ocorrer.
— Mantenha lagoas aeróbicas.

Ao seguir essas práticas, reduzirá a produção de metano no ecossistema do seu jardim, mantendo-a em níveis mais naturais.

Óxido nitroso

Os jardineiros contribuem para a emissão de óxido nitroso na atmosfera através do uso de fertilizantes sintéticos, do trabalho no solo quando ele está húmido, causando compactação, e da queima de resíduos do jardim. Para reduzir essa emissão, adote práticas naturais, como o uso de plantas adequadas, como leguminosas, como plantas de cobertura para aumentar o nitrogénio do solo e muito mais.

Carbono Negro

Embora não seja um gás, o carbono negro atua como um gás de efeito estufa, absorvendo calor. Pode reduzir esse problema não queimando ervas daninhas - ou pelo menos não as queimando quando estiverem molhadas. O carbono negro também é produzido pelo transporte de produtos de jardinagem para cadeias de lojas. Tente comprar localmente para reduzir o carbono negro.

Ao adotar práticas de jardinagem amigáveis ao clima, como o plantio estratégico, o manejo adequado de ervas daninhas, a manutenção de solo saudável e húmido sem o uso de combustíveis fósseis, apenas terá um jardim mais saudável, mas também contribuirá para a redução dos gases de efeito estufa. Ações simples podem fazer uma grande diferença na preservação do nosso planeta.

Calindoo

Bloguer

Calindoo é um estilo de vida baseado em ideias únicas de decoração de casas, dicas para jardinagem, vida ao ar livre para promover o bem estar e a felicidade das famílias e dos amigos.


Comentários

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a fazer um comentário.