A madeira é um material vivo e quanto mais humidade receber, mais a bancada de madeira se expandirá. A madeira que utilizamos nas bancadas de madeira maciça foi previamente seca em estufa a um nível de humidade de 6%, pelo que é importante que a bancada não fique exposta a um nível de humidade constantemente elevado. Normalmente, o nível de humidade nas cozinhas é de aproximadamente 50–70%.
O tampo em madeira maciça deve ser fixado na caixa do armário utilizando somente parafusos e arruelas para madeira. Não é recomendado colar a parte superior da caixa do armário; a parte superior e a caixa se expandem e contraem em taxas diferentes, portanto, rachaduras podem aparecer, provavelmente na superfície dos gabinetes.
A maneira correta de instalar um tampo de madeira maciça é usando fixações de metal ao longo da caixa do armário.
As fixações metálicas devem ser distribuídas uniformemente por toda a extensão do tampo, espaçadas de 1' a 1,5' uma da outra. Ao longo da largura, o topo é geralmente fixado a cada suporte de metal com três parafusos, um no meio, um na borda frontal e outro na borda traseira. Os suportes devem estar perfeitamente nivelados; caso contrário, tensões podem se desenvolver na madeira, levando a deformações, dobras ou rachaduras.
Recomendamos pré-perfurar os furos dos parafusos na bancada de madeira, de modo a evitar rachaduras e rachaduras. Pela mesma razão, é uma boa ideia não apertar demais os parafusos. O acabamento diminuirá consideravelmente a extensão desses movimentos, mas não os eliminará. Devido à estrutura laminada do painel, os movimentos longitudinais são insignificantes, pelo que o instalador deve estar atento aos movimentos que ocorrem ao longo da largura do painel. Para evitar o desenvolvimento de tensões internas, os orifícios das fixações metálicas devem ser alongados na direção dos movimentos.
Quando exposta a níveis normais de humidade — ou seja, 50-60% - a largura da bancada se expandirá em 1/12"-1/24", mas quando exposta a um nível de 80-90%, essa medida pode se expandir em até 1/ 2" ou até mais para algumas espécies. Portanto, quando a borda traseira da bancada é instalada contra uma parede, a parede pode restringir os movimentos naturais da bancada, levando a tensões indesejadas na madeira. Para evitar isso, pode permitir uma Faça uma junta de 1/4”-1/2” entre a parede e a borda da bancada e calafete-a com uma camada fina de silicone sem ácido.
Além disso, pode fixar firmemente a borda traseira aos suportes de metal por baixo e, assim, permitir que os movimentos naturais ocorram em detrimento da borda oposta.
Neste caso, os furos das fixações metálicas correspondentes à borda traseira não serão maiores que o diâmetro dos parafusos, enquanto os furos correspondentes à secção intermediária e à borda frontal serão alongados.
Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a fazer um comentário.
Comentários