Depois, há ainda o stress da deslocação para o trabalho e do levantar de manhã. Não é de admirar que exista este tipo de ideias erradas sobre as pessoas que trabalham em casa. É o sonho de todos os profissionais do cubículo.
Mas não importa onde se trabalha ou em que condições se trabalha. É natural que se fique stressado. O stress não é uma caraterística exclusiva dos trabalhadores de escritório. Todas as pessoas são suscetíveis de sofrer de ansiedade devido a muitos fatores nas suas vidas. E o empresário que trabalha em casa não é exceção. O facto de não ter outro patrão para além de si próprio significa não haver ninguém a preocupar-se com os lucros, as despesas e os clientes. É porque essa única pessoa é a que trabalha em casa, a gerir o negócio.
O stress pode ser útil, pois pode funcionar como um motivador. Também nos dá uma pista de que estamos preocupados com algo que pode ser valioso. Como os lucros e a capacidade de pagar as contas. Mas o stress em excesso reduz a capacidade do corpo para combater doenças, desgasta-o e afeta o seu discernimento. É necessário encontrar algumas formas de reduzir o stress. Aqui estão algumas.
Organize o seu trabalho. Trata-se de ter um sistema em que pode confiar para não ter de ficar a olhar e a stressar com todos os problemas que lhe surgem. Desenvolva um procedimento de tomada de decisões para tratar dos seus assuntos, quer se trate de pedidos de envio, de tratamento de revendedores ou de resposta a queixas de clientes. É claro que pode melhorar o sistema ao longo do tempo, mas o importante é que tenha um sistema que lhe dê controlo.
As pessoas que praticam exercício físico referem frequentemente que se sentem mais felizes do que aquelas que não o fazem. O aumento do ritmo cardíaco e do metabolismo, a melhoria da digestão e uma sensação de leveza geral contribuem para o manter num estado de espírito mais leve. Quanto mais ficar na sua secretária em frente ao computador a ver problemas, mais deprimido pode ficar. Suar um pouco. Corra. Vá ao ginásio. Ficar longe do trabalho não significa abandoná-lo, pois as pessoas que fazem exercício também tendem a encontrar novas soluções para os seus problemas de trabalho, simplesmente porque tiveram tempo para pensar no problema enquanto estavam longe dele.
Ouvir música. As pessoas que ouvem música lidam com o stress perdendo-se na música ou deixando que a música dite o seu estado de espírito em vez de se preocuparem apenas com os problemas do trabalho. Algumas pessoas até têm várias listas de reprodução para os diferentes tipos de trabalho que têm de fazer. Pense nisso como uma lista de reprodução para as tarefas domésticas. Crie uma para fazer contabilidade e assim por diante. Algumas pessoas ouvem música clássica porque as ajuda a pensar.
Começar um passatempo. Uma coisa sobre ficar em casa E trabalhar é a perceção do buraco: já está em casa, mas trabalha / não há nada para fazer em casa, a não ser trabalhar, mas longe disso. Pode sempre fazer coisas que lhe permitam divertir-se, manter o seu entusiasmo aceso e distraí-lo do trabalho. Algumas pessoas juntam-se a clubes de leitura, oferecem-se para dar aulas, etc. Cuidar de um animal de estimação e frequentar aulas de design e de culinária também pode ser algo que ocupe o seu tempo.
Meditar. Enquanto os computadores têm uma memória transitória (cache), as pessoas têm mentes com capacidades limitadas para se lembrarem e se preocuparem com todas as pequenas coisas. Embora os computadores possam apagar a sua "cache" e começar de novo, não se esqueça que as pessoas também podem. Meditar.
Pode fazer uma meditação tradicional, sentar-se e respirar, ou pode dar passeios tranquilos no parque, sozinho. Ou simplesmente tomar um café numa cafetaria acolhedora. Deixe o dia decorrer e não se preocupe com as suas preocupações. A cache da sua mente precisa de ser limpa ocasionalmente.
Como última palavra, e ao arriscar ser aborrecido, não planeie trabalhar todas as horas do dia. Lembre-se que o objetivo do trabalho é ganhar dinheiro para financiar a outra metade da sua vida: viver.
Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a fazer um comentário.
Comentários